Historia e origem da medicina ayurveda

história e origem da medicina ayurveda

A história e origem da Medicina Ayurveda e seu contexto de uso é mais antigo do que se pode imaginar. Sabe-se que é um dos sistemas de saúde mais antigos que se tem conhecimento.

Entenda, neste texto, a origem da Medicina Ayurveda e os seus campos de atuação nos dias atuais.

Origem da Medicina Ayurveda

Segundo a antropóloga social, Mariana Palmieri, a Medicina Ayurveda tem origem na filosofia védica. Ainda que pouco se fale na civilização védica, pelo menos nestes termos, ela floresceu no subcontinente indiano e tinha como elemento principal de sua cultura, tanto física como espiritual, a literatura védica.

De acordo com os historiadores, a civilização védica desenvolveu-se no primeiro e no segundo milênio a.C. A civilização védica, ressalte-se, antecede a forma clássica como conhecemos o hinduísmo. O hinduísmo, dizem os especialistas, foi um termo forjado pelo ocidente para caracterizar a mistura de escolas de pensamento existentes naquela região.

Para Mariana Palmieri, a Medicina Ayurveda provém, especificamente:

  • Do RigVeda: primeiro dos livros vedas e de onde todos os outros derivam;
  • da AtharvaVeda: o quarto texto veda;
  • e dos escritos de Caraka Samhita e Susruta.

Caraka foi um importante médico indiano que viveu 300 a.C. Tanto ele como Susruta, importante cirurgião indiano e professor de Ayurveda, são vistos pela ciência como os pais da Medicina Ayurveda.

Crítica à genealogia da Medicina Ayurvédica

Ao longo dos anos, relata Mariana Palmieri, a Medicina Ayurveda sofreu diversas influências. Entre as principais influências, encontram-se, por exemplo, o Yoga, o Budismo e o Tantrismo.

Ressalte-se que nem todos os estudiosos dividem a mesma opinião com relação à genealogia da Medicina Ayurveda. Alguns deles, acreditam que os princípios básicos desta medicina estão alicerçados na filosofia Samkhya, sistema que foi desenvolvido de forma concomitante com o Yoga.

Contudo, ainda de acordo com Mariana Palmieri, muitas das pessoas que aplicam a Medicina Ayurveda ou oferecem cursos de formação nos dias atuais, utilizam e enfatizam a importância de se ter como base os escritos antigos, ou seja, os textos védicos, principalmente o Caraka Samhita. Isso significa que a prática e o ensinamento da Medicina Ayurveda encontram forte ligação com a literatura védica, de modo a legitimar a sua origem.

Ramificações da Medicina Ayurvédica nos dias atuais

De início, a Medicina Ayurvédica possuía oito ramificações, que, juntas, formavam a sua base. No entanto, com o passar do tempo, esse número foi dobrado e nos dias atuais se fala em 16 ramificações, ou melhor, em 16 campos de atuação, a seguir enumerados:

  1. Sarira (anatomia-fisiologia)
  2. Dravyaguna (farmacologia)
  3. Bhesajakalpana (farmácia)
  4. Rasasastra (lidando com processamentos de mercúrio)
  5. Nidana (patologia e diagnose)
  6. Kayacikitsa (medicina geral)
  7. Svasthavrtta (medicina preventiva/social)
  8. Manasa roga (psiquiatria)
  9. Rasayana (medicina de promoção)
  10.  Vajikarana (lidando com afrodisíacos)
  11.  Visavijnana (toxicologia)
  12. Salya (cirurgia)
  13. Salakya (tratando e lidando com doenças supraclaviculares)
  14. Kaumarabhrtya (pediatria)
  15. Prasutitantra (ginecologia)
  16. Striroga (ginecologia)

A contribuição da medicina ayurveda é tão grande, que alguns dos escritos védicos são, até os dias atuais, utilizados como fontes de conhecimento e de reflexão em faculdades de Medicina Ayurvédica na índia, sendo um deles o Caraka Samhita, um dos tratados mais famosos e mais lidos na Ayurveda.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 0/5 (0 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Massagens ayurvédica em Salvador

massagens ayurvedica em salvador

Para aqueles que desejam conhecer os benefícios da massagem ayurvédica, a cidade de Salvador apresenta várias opções e com profissionais qualificados e que podem te ajudar.

Massagem ayurveda – São Paulo (SP)

massagem ayurveda são paulo

A massagem ayurvédica é de origem indiana e mistura técnicas de Yoga e Ayurveda. Tem por objetivo ajudar a oxigenar o corpo, melhorando a circulação e liberando emoções reprimidas.

Alimentação ayurveda

Alimentação ayurveda

Segundo o Ayurveda, são três os sustentáculos (Upasthambas) da vida: o alimento, (Ahara), o sono (Svapna) e o controle da atividade sexual (Brahmacharya).